Pessoal de TI, levante a mão quem nunca precisou formatar uma máquina? Horas fazendo backup de trocentos gigas… Preparando os CD, DVDs, ou nos tempos atuais, pen drive com a versão correta do Windows! Depois mais um tempão restaurando este backup! Para alguns, essa rotina pode ser um tanto quanto frustrante!
Ao público em geral, a famosa frase “preciso formatar meu computador”! Está com vírus, lento, etc, etc, etc… Aí ocorre um grande problema, por diversas vezes podemos ficar vários dias sem nosso equipamento devido a este trabalho! Acreditem, isso pode acontecer!
A partir do Windows 8 (Ou seja, este recurso também está presente nas versões Windows 8.1 e Windows 10), a Microsoft introduziu uma forma muito melhor e rápida para formatamos nosso equipamento!
Está nova função conta duas opções básicas: Formatação Completa, ou seja, todos os programas e arquivos pessoais são excluídos e, a opção de Formatar mas manter nossos arquivos, onde apenas os programas são removidos!
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES AO FORMATAR SEU EQUIPAMENTO Link para o cabeçalho
Apesar deste recurso ser muito simples de utilizar, é sempre recomendado ser feito por algum técnico, ou alguém que tenha um conhecimento mínimo de sistemas operacionais!
Mesmo tendo a possibilidade de manter nossos arquivos ao executar recurso, fazer um backup como prevenção nunca é demais! Lembrem-se disso!
Lembrando que não me responsabilizo por qualquer problema que possa ocorrer durante este processo!!
OBJETIVO Link para o cabeçalho
Nosso objeto com está postagem é conseguimos formatar uma máquina usando o novo recurso de Restaurar Computador presente nas versões mais novas do Windows.
CENÁRIO Link para o cabeçalho
Como cenário de testes, estarei usando o Windows 10 Pro porém, os mesmos passos são compatíveis com as demais versões do Windows (Windows 8 e Windows 8.1).
Para montar este cenário, deixei alguns arquivos salvos na área de trabalho, simulando os meus arquivos pessoais. A ideia é verificarmos a eficiência da formatação salvando os arquivos.
Também instalei o LibreOffice (Disponível em https://pt-br.libreoffice.org), para simular os programas instalados na máquina.
Arquivos pessoais e programas instalados
PRÁTICA Link para o cabeçalho
Para darmos início ao nosso procedimento, é necessário abrirmos o programa Restaurar PC. A forma mais rápida de encontra-lo é usando a busca do Windows:
Assim que abrimos este recurso temos um breve texto explicando sua funcionalidade:
Tela inicial do Restaurar o PC
Como é possível observar, temos duas opções:
- Manter meus arquivos: Está opção é direcionada quando desejamos restaurar nosso computador mas MANTENDO nossos arquivos pessoais;
- Remover Tudo: Como o nome diz, ela removerá TUDO que estiver no computador! Isso inclui programas e arquivos pessoais! CUIDADO ao marcar está opção! Esteja certo do que está fazendo!
Para está postagem, iremos na opção Manter meus arquivos:
Antes de iniciar o processo de formatação, o Windows nos dá um último aviso informando o que ele irá fazer a partir de agora!
Resumo da função antes de formatar o computador
Ao clicarmos no botão Restaurar, estamos concordando com o fato dele remover todos os programas e configurações presentes no equipamento.
No próximo passo, o Windows já está iniciando o processo! Agora é aguardamos…
Restaurar o PC – Iniciando restauração
O próprio Windows irá reiniciar algumas vezes para conseguir finalizar o processo! Fique tranquilo se isso ocorrer!
Restaurar o PC – Restaurando o Sistema Restaurar o PC – Restaurando o Sistema Restaurar o PC – Restaurando o Sistema
Depois algum tempo (Isso pode levar algumas horas dependendo do seu equipamento e volume de informações que devem ser apagadas), a tela de bem-vindo do Windows nos é apresentada!
Como mantivemos nosso arquivos, o Windows manteve o usuário e senha que estavam sendo usados na máquina!
Como de praxe, ao fazermos o primeiro login no Windows é necessário esperarmos ele configurar algumas coisas internas (Perfil de Usuários, políticas, etc):
Windows 10 – Processando primeiro login
Pronto!!! O Sistema foi restaurado com sucesso mantendo nossos arquivos!
Podemos observar que os ícones do LibreOffice desapareceram, ou seja, os programas que tínhamos na máquina foram removidos com sucesso!
Windows 10 – Máquina restaurada sem perder arquivos
É possível termos certeza que não temos mais programas instalados abrindo o ícone Programas e Recursos do Painel de Controle.
Windows 10 – Programas e Recursos Zerados
É isso pessoal! Espero que tenham gostado!! Dúvidas ou sugestões basta entrarem em contato!!!